Dicas de Decoração - Cozinha

A escolha do piso da cozinha

No mercado existem inúmeros tipos de pisos, em vários tamanhos, cores, modelos, materiais… e tantas opções acabam por nos deixar confusos na hora da escolha, nos deixando com aquela tremenda duvida na cabeça: “Qual o melhor piso para cozinha?”.Para escolher o piso ideal para cozinha é preciso seguir alguns critérios para não errar na decoração que compõe com todo o resto deste ambiente. É preciso observar se o material possui uma alta resistência já que é um item que ficará por muito tempo no local, se é de fácil limpeza e por fim se harmoniza com o estilo dos móveis.
Com isso separamos alguns modelos mais procurados para utilizar no piso de sua cozinha

Piso de Cerâmica

O piso em cerâmica é muito semelhante à aparência do porcelanato, com uma resistência menor , por isso é bem mais em conta. Apesar disso, ele possui uma infinidade de cores, tamanhos, texturas e acabamentos (lisos, imitação de madeira, pedras, mármores).É uma ótima opção para utilizar em cozinhas, pois tem uma facilidade na limpeza, um custo variável e um resultado bonito. O bacana é utilizar o piso retificado que facilita na limpeza e fica com um melhor acabamento para esse ambiente.A diferença entre o piso de cerâmica e o de porcelanato, é que o de cerâmica a matéria-prima é o barro e o de porcelanato a matéria-prima são diversos minerais nobres.
O piso de cerâmica pode ser facilmente encontrado na forma quadrada e retangular. Ele também pode ser encontrado com textura rústica (antiderrapante), fosca e brilhante (esmaltado).
A instalação é da mesma forma feita com o piso de porcelanato, usando argamassa e rejunte próprio para revestimentos.
Vantagens:
Barato
Fácil de limpar
Várias opções de cores, tamanhos e texturas
Difícil de manchar se bem conservado
Resistente ao tempo
Bonito
Pode ser encontrado com acabamento bold e retificado
Desvantagens:
Não é tão resistente como o de porcelanato
Cuidados:
Limpeza simples com pano úmido, água e detergente neutro
Não deixe poças de água sobre o piso, com o tempo pode manchar
Não derrube coisas pesadas e duras sobre o piso, isso pode danifica-lo
Evite arrastar móveis como mesa e cadeiras sobre ele
Dicas:
Se você for comprar o piso de cerâmica para usar na sua cozinha, recomendo comprar algumas peças a mais, no caso de precisar substituir algum piso danificado, por que pode ser que você não encontre mais o mesmo modelo e textura nas lojas, por ser um piso que está com a produção desacelerada
Utilize rejunte de cor escura, isso ajuda esconder um pouco a sujeira que é inevitável na área da cozinha
Para cozinha sempre escolha o piso com PEI de 3 á 5
Dê preferência aos pisos de cerâmica esmaltados, são mais fáceis de limpar

Pisos de Cimento Queimado

O piso em cimento queimado é um dos mais procurados por ter um bom custo beneficio. Ele pode possuir um estilo rustico mas com a mistura de moveis modernos na cozinha , deixa ele super diferente e com muita personalidade.
Vem sendo muito utilizado com faixas de ladrilho hidráulico para fazer divisões de pisos e dar mais estilo a cozinha. Mas tome cuidado , porque o cimento queimado com faixas de decoração é mais resistente para trincas, por ser separado em várias peças menores.O piso de cimento queimado sem juntas é recomendável para cozinhas pequenas, pois seu aspecto liso e uniforme dá mais amplitude ao ambiente. Já com juntas ou faixas de decoração é mais recomendado para cozinhas amplas.
Ele é feito basicamente de cimento, areia e água, formando uma massa que é despejada diretamente no chão devidamente preparado, e depois de pronto é impermeabilizado e selado para ficar mais resistente contra trincas e manchas de infiltração de água.
Para o piso ficar com o aspecto liso e brilhante, o especialista aplica cimento em pó sobre o piso ainda mole, e com o auxilio de uma desempenadeira, vai fazendo com que a massa fique lisa e uniforme. Isso é o que diferencia o piso de cimento queimado, do piso cimentado comum (piso simples, áspero).
Ele também pode ser aplicado em várias cores. Na hora que o especialista for finalizar (deixar liso) o piso, junto com o pó de cimento ele adiciona um corante (em pó também) da cor que você desejar no piso ainda mole. O piso de cimento queimado branco é feito usando cimento branco e pó de mármore.
Cores claras (como o branco) são ótimas para cozinhas pequenas, por valorizar o espaço, dando a sensação que é maior, mas pode encardir fácil.
Vantagens:
Barato
Durável
Possui aspecto rústico que fica muito bonito
Disponível em várias cores
Prático para limpar
Por ter aspecto manchado e rústico, ele esconde um pouco a sujeira
Desvantagens:
Ele é um piso bastante frio durante o inverno
É bastante escorregadio quando está molhado
Não tem muito brilho
Com o tempo é inevitável o aparecimento de fissuras e pequenas trincas
Cuidados:
Não molhe com freqüência, aconselho usar apenas pano úmido para fazer a limpeza diária
Lave no máximo 1 vez por semana. Limpeza simples, água e detergente neutro é o suficiente
Evite utilizar água sanitária ou produtos químicos ao fazer a limpeza do piso, isso pode manchar
Seque bem o piso após lavar
Evite o acumulo de água sobre ele
Dicas:
Contrate apenas profissionais de qualidade para a obra
Coloque pequenos tapetes nos lugares que podem sujar ou molhar com mais facilidade, como na entrada da cozinha, na frente da pia e do fogão
Você pode encerar o piso (com cera especifica para piso de cimento queimado) para dar mais brilho e diminuir a porosidade (infiltração de água)

Pisos de Ladrilho Hidráulico

O piso de ladrilho hidráulico é outro revestimento que vem sendo cada vez mais utilizado como piso de cozinha. Ele tem um estilo retrô devido seus desenhos e cores utilizadas na peça, com isso ele leva alegria ao ambiente.
Ele pode ser encontrado nas mais variadas cores, tamanhos e desenhos. Você é quem escolhe como será feito a composição deles podendo ser produzido com desenhos personalizados.
Ele é feito de forma artesanal, a matéria-prima é o cimento, para criar os desenhos e as texturas são criados moldes únicos de latão onde é despejada a massa e as cores diferentes, formando um visual totalmente exclusivo. Para criar piso de ladrilho hidráulico de cores claras é usado cimento branco na composição.
O ladrilho hidráulico é um revestimento ecologicamente correto, por ser produzido sem o uso de energia elétrica e fornos que emitem gases poluentes.Também pode ser feito piso de ladrilho hidráulico antiderrapante, mas não é tão recomendado para piso de cozinha, por ser mais difícil a limpeza.
Para ser instalado no chão, se usa massa de cimento, e as juntas podem ser preenchidas com a mesma massa. Depois de assentado, o piso precisa ser impermeabilizado com resina, para aumentar sua resistência.
Vantagens:
Design único e exclusivo
Traz um ar retro, mas pode ser usado também em cozinhas modernas
Resistente
Se bem impermeabilizado fica bem fácil de fazer a limpeza
Não é muito liso
Desvantagens:
Quanto mais personalizado mais alto é o seu preço
Por ser produzido artesanalmente, o processo é demorado
Cuidados:
Limpeza simples, água e detergente neutro
Não use produtos químicos na limpeza
Não lave com muita freqüência, isso pode desgastar o piso
Não deixe água parada no piso isso pode manchar com o tempo
Dicas:
Contrate apenas mão de obra qualificada tanto para a produção do piso quanto para o assentamento
Perto da pia e do fogão onde pode molhar e sujar mais fácil, utilize pequenos tapetes
Pode ser usada cera liquida incolor para dar brilho ao piso após a limpeza
Existem cerâmicas e porcelanas que imitam o ladrilho hidráulico, é barato e bonito, uma boa saída para quem quer piso de ladrilho hidráulico na cozinha mais tem o orçamento pequeno

Pisos com Pastilhas

A pastilha combina com qualquer tipo de cozinha devido sua variedade de materiais, cores, tamanhos e texturas. Com isso a variação das peças dá um toque único e original. O bacana de inserir a pastilha em piso é deixar todos da mesma cor para deixar com acabamento mais moderno. Mas para quem prefere um efeito jovial e descolado pode compor em diversas cores formando um degradê de tonalidades.O mais recomendado para usar no piso da cozinha é o de vidro, de porcelana, e o de cerâmica, por serem mais resistentes à água e mais fáceis de limpar.
É vendido em vários tamanhos, indo de peças bem pequenas de 2×2 cm (em telas de 30×30 cm) até peças maiores de 12×12 cm.
A instalação da pastilha é feita com argamassa especifica para pastilhas, mas também pode ser encontrada a pastilha adesiva, que é perfeita para pequenas decorações na parede, em áreas que não molham.
Em especial, por ser um pouco transparente a pastilha de vidro deve ser assentada usando argamassa de cor correta, por exemplo, se a pastilha de vidro for de cor clara é recomendado usar argamassa branca, se a pastilha for de cor escura, use argamassa normal.
Vantagens:
Resistente à água
Bonito
Possibilidade de criar variações únicas e originais
Grande variedade de cores, texturas, formas e tamanhos
Traz aconchego para o ambiente
Desvantagens:
Por ter uma grande área com rejunte, pode juntar sujeira mais fácil
Cuidados:
Limpeza simples, pano úmido, água e detergente neutro
Pode ser lavado com água e detergente neutro 1 vez por semana sem problema
Não use produtos químicos para fazer a limpeza
Dicas:
Contrate somente mão de obra qualificada para instalar o piso, por que se for mal instalado pode machucar o pé ao caminhar descalço sobre ele, e também dificultar a limpeza
Utilize rejunte em cores mais escuras, isso ajuda à esconder um pouco a sujeira
Na hora da compra, escolha um rejunte impermeável (à prova d’água), isso ajuda contra infiltração de água, evita manchas e aumenta a durabilidade do piso
Se optar por pastilhas de cerâmica ou de porcelana, escolha com PEI de 3 ou mais
Em cozinhas pequenas utilize pastilhas pequenas, isso valoriza o espaço

Pisos com Mármore

O mármore é um dos pisos mais caros no mercado devido sua alta resistência e durabilidade. Por ser a origem de pedra natural o seu material é de alta qualidade. Mas seu uso requer muito cuidado, desde a instalação até na limpeza. Por isso na sua instalação é preciso uma mão de obra qualificada.Na cozinha ele dá todo um charme e deixa o espaço muito moderno. Possuem diferentes cores e acabamentos, por isso para quem não quer errar o ideal é utilizar as tonalidades mais claras.

Pisos Vinilico

O revestimento vinílico vem sendo muito utilizado para quem quer uma mudança rápida e barata no ambiente, pois é pratico e de fácil instalação. O efeito visual é parecido com a de madeira por isso para quem quer gastar pouco e ter um resultado fantástico não vai se arrepender.Além de proporcionar conforto e por ser produzido de PVC, ele torna-se de fácil limpeza, resistente e muito durável.

Pisos Époxi

O piso epóxi é feito a base de resina e é um ótimo piso para cozinha, pois é extremamente fácil de limpar, não gruda gordura, não trinca e muito raro aparecer manchas e pode durar para sempre. Por ser um piso monolítico (sem juntas) pode ser aplicado em diversas cores e desenhos dando um efeito especial e arrojado para a cozinha.
A instalação é rápida comparada com outros tipos de pisos, formando uma capa brilhante e resistente, podendo ter de 2 à 5 mm de espessura. A resina pode ser aplicada em qualquer tipo de superfície devidamente limpa e preparada, por ser autonivelante.O piso epóxi é mais comum em empresas grandes, hospitais, cozinhas industriais, laboratórios, etc. A maioria das empresas especializadas só instala o piso epóxi em ambientes grandes, mas há algumas empresas em exceção que fazem o serviço em ambientes menores e residenciais.
Vantagens:
Muito resistente à água e ao alto transito de pessoas
Não trinca
Tem aparência espelhada muito bonita
Extremamente fácil de limpar
Higiênico, pois não tem juntas onde pode grudar sujeira
Se bem conservado dura para sempre
Rápida aplicação
Possui variadas cores à escolha
Desvantagens:
Preço alto
Há poucas empresas que instalam o piso em residências e ambientes pequenos
Se mal conservado pode riscar e manchar
Cuidados:
Proteja os pés dos móveis para não riscar o piso
A limpeza é simples, água, detergente neutro e pano úmido
Apesar do piso ser bastante resistente à produtos químicos, é melhor evitar
Dicas:
Se na sua cozinha entra bastante luz solar, procure empresas que disponibilizam o piso epóxi com proteção à raios UV (Ultravioletas), para evitar manchas e o amarelamento do piso por conta da exposição ao sol

Pisos em Pedra Portuguesa

A pedra portuguesa é um ótimo material para revestir pisos para quem gosta de uma cozinha diferente e com estilo urbano. Apesar de ser um piso impermeável, a desvantagem é dificuldade de limpeza. Mas supera todos os outros pisos em quesito de estilo e personalidade.

Pisos de Porcelanatos

O porcelanato é um ótimo piso para cozinha, ele traz um ar mais moderno e funcional para o espaço, e é muito fácil para fazer a limpeza.
A matéria-prima dele é porcelana e diversos minerais nobres. Considerado uma das melhores escolhas para se usar em cozinhas, pois tem absorção de água quase nula, evitando (e muito) o aparecimento de manchas no piso.
Ele é vendido em placas de diversos tamanhos, e você também pode encontrar em várias cores, texturas e modelos. Alguns com texturas imitando outros materiais como madeira, cimento queimado, pedra, couro, tecido, metal, fibra natural, e por ai vai…
Também se encontra disponível o piso em várias aparências como:
Natural (sem polimento)
Esmaltado
Acetinado (Fosco)
Técnico (Polido)
Vitrificado (Parecido com o polido, mas é ainda mais resistente contra manchas)
Rústico (Antiderrapante)
Slim (Ultra fino)
E também com desenhos e texturas em relevo
Existe 2 tipos de acabamento para esse piso, o bold, que é o mais comum, tem a borda arredondada, e também tem o retificado que tem a borda reta, que proporciona rejuntes até 3x menores, mas é um pouco mais caro.
A aplicação do piso de porcelana na cozinha é simples, feita com argamassa própria para pisos e revestimentos. Ele também pode ser instalado diretamente sobre outros pisos como de cerâmica e cimento queimado, evitando o quebra-quebra na obra.Na hora da escolha desse tipo de piso para cozinha, verifique o PEI que ele possui com o vendedor da loja, que nada mais é do que o nível de resistência que o piso tem contra riscos e manchas, que vai de 0 à 5. Escolha sempre pisos com PEI de 3 à 5 se forem ser usados em áreas molhadas como a cozinha e em lugares onde possui um alto transito de pessoas.
Os tipos de piso de porcelanato mais indicado para colocar na cozinha é o esmaltado, o acetinado e o natural. Esses tipos são mais fáceis de limpar, são resistentes a água, não gruda gordura, e podem duram a vida inteira se bem conservado.
Vantagens:
Bastante resistente contra umidade e manchas de infiltração
Imensa variedade de cores, tamanhos, texturas e modelos
Fácil de limpar
Bonito
Durável
Desvantagens:
Se cair coisas pesadas e duras pode trincar ou lascar o piso
Cuidados:
Limpeza simples com pano umedecido, detergente neutro e água
Lavar o piso no máximo 1x por semana, apenas com água e detergente neutro
Não use produtos químicos e abrasivos na limpeza, isso pode danificar o piso
Não deixe cair coisas duras e pesadas sobre o piso, como panelas, isso pode trincar o piso
Dicas:
Proteja os pés dos móveis da cozinha com protetores de borracha ou plástico (encontrados em qualquer depósito de matérias para construção)
Use rejunte de cor escura, pois as cores claras encardem mais fácil, e como você sabe, a cozinha é um lugar que suja bem fácil
Se você quiser um piso para cozinha mais moderno, opte pelo piso com acabamento retificado, alem de trazer um ar mais moderno para cozinha também facilita a limpeza.
Piso com texturas, ajuda a disfarçar um pouco a sujeira do chão (Dica para pessoas que não podem limpar todos os dias)
Escolha piso com PEI de 3 ou mais

Pisos de Granito

O piso em granito é uma ótima opção para quem quer uma cozinha com muito requinte. Apesar de ser um material mais caro eles são resistentes contra infiltração, manchas e batidas.
Em cozinhas o granito deve ser impermeabilizado para evitar que a umidade estrague o efeito natural da peça.
O granito é extraído de uma rocha natural composta por minerais como mica, feldspato e quartzo, ele é mais recomendado do que o mármore para se usar em cozinhas, por ter mais resistência contra infiltração de líquidos (manchas) e contra batidas (mais difícil de trincar ou lascar do que o mármore).
Você pode encontrar o piso de granito em várias cores como, branco, preto, café, cinza, amarelo, vermelho, etc, e cada cor com mais outras variações de padronagem.
Ele é vendido em placas em diversos tamanhos, as mais comuns são as quadradas de 30×30 cm, 40×40 cm, 55×55 cm, e as retangulares de 70×80 cm, 80×90 cm, mas também pode ser encomendadas em tamanhos maiores ou menores, para se adequar ao seu projeto.
Vantagens:
Aumenta o valor do imóvel por ser uma peça nobre
Piso frio, ideal para imóveis ou apartamentos localizados em grandes centros urbanos, onde geralmente o calor é maior
Difícil de riscar e manchar
Alta resistência
Se bem conservado dura por toda a vida
Cada fornada tem uma beleza única
Fácil de limpar
Fácil de manter
Desvantagens:
Preço alto
Cuidados:
Não use produtos químicos na limpeza, isso pode manchar
A limpeza deve ser feita apenas com água, detergente neutro e pano úmido
A limpeza diária também pode ser feita apenas com uma vassoura macia (opção para pessoas com menos tempo)
Pode ser lavado com água e detergente neutro 1 vez por semana
Dicas:
Se depois de vários anos, o piso perder o brilho, ele pode ser restaurado para voltar a parecer novo (existem empresas especializadas para isso)

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário